Nossa Senhora Achiropita

Nossa Senhora Achiropita
de Rossano para São Paulo 

Nossa Senhora Achiropita

O culto a Nossa Senhora Achiropita teve início na cidade de Rossano, Calabria, Itália. No ano de 580 um certo capitão Maurício enfrentou uma grande tempestade em alto mar. Gritava por socorro a Nossa Senhora e prometeu que, se fosse salvo com sua tripulação, construiria um santuário em sua homenagem. Desviado pelos ventos, por milagre, conseguiu salvar-se e, na aldeia de Rossano onde atracou, encontrou um monge que lhe disse: “Não foram os ventos que o trouxeram para este lugar. Foi Maria, para que lhe construa um santuário, quando o senhor for eleito imperador”. A profecia cumpriu-se e o santuário foi construído em Rossano.

Um artista da região iniciou uma pintura da imagem de Maria. Ocorria, no entanto, que tudo o que pintava durante o dia, desaparecia durante a noite. Assim, colocaram um vigilante para impedir a entrada de possíveis intrusos, que estivessem danificando a pintura.

Certa noite, o vigilante cumpria o seu dever em frente ao santuário, quando vê surgir do nada uma jovem senhora, de rara beleza, trajando uma túnica de seda pura, muito alva e resplandecente de luz. A senhora carregava uma criança no colo e pediu para entrar e rezar. Após insistir, obteve a permissão. Que mal poderia fazer aquela gentil senhora?

Nossa Senhora da Acheropita Rossano Calabria Italia

Passaram longos minutos e a mulher não saía da igreja. Quando o vigilante entrou, viu a imagem da mulher e do menino estampada no lugar da pintura. Por esta razão o vigilante saiu gritando pelas ruas: Achiropita! Achiropita!
(A-kirós-pita = não pintada por mãos humanas).

Informado do ocorrido, na manhã seguinte, o governador dirigiu-se à Igreja e para a sua surpresa e de todos que o acompanhavam, deparou-se com uma bela imagem da Mãe de Deus, pintada exatamente no lugar em que os artistas tentavam, em vão, elaborar a imagem. Nossa Senhora havia pintado a sua própria imagem (!) A notícia difundiu-se por toda a região. Os fiéis começaram a chegar ao lugar do milagre e aclamavam em lágrimas e cânticos de louvor: “Achiropita, Achiropita”!

Igreja Achiropita na ItaliaIgreja da Achiropita em Rossano na Itália

Seja lenda ou história, esta devoção passou a ser oficialmente celebrada todos os dias 15 de agosto. Até hoje, no mundo inteiro, há somente duas igrejas dedicadas à Nossa Senhora Achiropita: uma em Rossano na Itália, e a outra, a Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, no bairro da Bela Vista, conhecido como Bixiga, na capital paulista.

Festa de rua da Nossa Senhora da Acheropita em São Paulo

Festa de rua em São Paulo

A devoção à Mãe Achiropita, veio com os italianos que deixaram o seu país em busca de melhores condições de vida e se estabeleceram em São Paulo, mais precisamente no bairro do Bixiga. José Falcone ficava com imagem da santa em sua casa, onde várias pessoas faziam novenas e se reuniam para organizar os festejos de agosto. Foi erguido um altar de madeira na Rua Treze de Maio, no Bexiga, onde as missas dos dias 13, 14 e 15 de agosto costumavam ser celebradas.

Essas primeiras manifestações de rua em louvor à Nossa Senhora Achiropita começaram em 1910, quando a primeira comissão das festas foi formada. Os calabreses haviam decidido comprar um terreno para construir uma capela para Nossa Senhora e precisavam angariar os recursos necessários. Deu-se início às quermesses de rua e à procissão de N. Sra. Achiropita. A imagem da santa percorria as ruas com fitas nas mãos e os fiéis colocavam sua contribuição, em cédulas de dinheiro presas com alfinetes. Da pequena capela surgiu a atual igreja dedicada à N. Sra. da Achiropita.

Igreja da Achiropita em São Paulo SP

Igreja de Nossa Senhora da Acheropita em São Paulo Capital

O dia da Assunção de Nossa Senhora é dia 15 de agosto e a Festa em sua homenagem é celebrada, atualmente durante todo este mês, e cuja festividade religiosa é a maior na cidade de São Paulo.

No Brasil, é considerada a Padroeira da Paróquia Nossa Senhora Achiropita e do bairro do Bixiga / Bela Vista (distrito da cidade de São Paulo).

Os festejos causam grande impacto religioso, econômico e cultural, na região, devido aos mais de 200 mil visitantes, vindos de São Paulo e de todo o Brasil. Grande parte das pessoas, também, vão à Igreja participar das missas, que ocorrem de hora em hora.

A Festa da Padroeira Nossa Senhora Achiropita é mais conhecida no Brasil do que na própria Itália e assim divulga o culto para muitas pessoas. Toda a renda arrecadada com a Festa, através do trabalho feito por mais de 1.000 voluntários, durante todo o mês de agosto, constrói e mantém as Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita.

Em 2016 a celebração comemorou sua 90ª edição, com o tema: “No sim de Maria, a Misericórdia se revela”, e contou com apresentações artísticas, mais de trinta barracas de comidas típicas, novenas, solenidades à santa, bençãos e procissões pelas ruas do bairro do Bixiga e Bela Vista e a presença de vários convidados civis e religiosos.

_____________________________________

A T E N Ç Ã O
Para sugestões, alterações, complementos e envio de fotos
Clique Aqui para enviar um email para o Coordenador deste Projeto

_____________________________________

| home | otranto chagas | chagas | otranto | pugliese | godoy & marcondes |
| ferraz marquesgonçalves ferreira | ferreira | silva | pin & minelli | londrina |
imigração italiana | rossano | achiropita | crotoneaçoreanosaustríacos | vida de lutas |

Última atualização: 25/março/2017